Foto: Divulgação

O vice-presidente da FIEAM (Federação das Indústrias do estado do Amazonas), Nelson Azevedo, recebeu na manhã do dia 6 de junho, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Roraima (RR) e ex-ministro do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Marcos Jorge, para discutir ações conjuntas em defesa do Modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). O encontrou também contou com a presença do superintendente da Suframa, Alfredo Menezes.

Como primeira ação conjunta com a FIEAM e a Suframa, o secretário já agendou encontro com o governador de Roraima, Antonio Denarium, nos dias 17 a 19, no qual irão apresentar, entre outros assuntos para os empresários e população, as pautas da Suframa e os benefícios existentes na região, como a Área de Livre Comércio, que aumenta as relações comerciais entre países, com a eliminação de tarifas e quotas na importação e exportação de bens e serviços.

“Precisamos nos unir e nos articular cada vez mais aqui o Norte, temos singularidades em relação a outras regiões do país, e precisamos mostrar o quanto somos importantes, juntamente por essas diferenças. É importante que mantenhamos esse elo de reuniões e de comunicação”, disse o secretário.

Nelson Azevedo explica que a FIEAM conta com apoio do Governo do Estado e da Suframa, para permanecer com os incentivos existentes na ZFM. “É sempre uma luta diária comprovar que necessitamos de incentivos diferenciados, contamos com nossos parlamentares para a manutenção dos benefícios e, assim, manter nossas empresas e, consequentemente, os empregos”, afirmou.

Entre outros assuntos, o secretário falou sobre o leilão para fornecimento de energia para Roraima realizado em 31 de maio, no qual a empresa Eneva, que detém o direito de explorar o campo de gás natural, Azulão, de Silves, habilitou empreendimento de gás natural, tornando-se o maior fornecedor da disputa, com 126 megawatts de potência, beneficiando assim o Amazonas.

FONTE: Sistema FIEAM.