Foto: Divulgação


Os secretários Marcos Jorge e Pedro Cerino, da Secretaria de Planejamento e Administração do Estado, respectivamente participaram, durante dois dias em Manaus, de um fórum conjunto do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e do Conselho Nacional de Secretários de Estado do Planejamento (Conseplan), com a pauta: busca de solução para o aperfeiçoamento da gestão pública.

O Consad, tem como objetivo promover encontros periódicos para analisar a dinâmica das transformações socioeconômicas que impactam na aplicação de políticas públicas. Deste modo, o fórum é um momento importante para propor soluções criativas aos desafios que cada estado federativo tem no âmbito da administração pública.

Aproveitando a oportunidade em Manaus, o secretário Marcos Jorge esteve com o vice-presidente da Fieam (Federação das Industrias do Estado do Amazonas), Nelson Azevedo, para discutir ações conjuntas em defesa do Modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). O encontro também contou com a presença do superintendente da Suframa, Alfredo Menezes.

Como primeira ação conjunta com a FIEAM e a Suframa, o secretário já agendou encontro com o governador de Roraima, Antonio Denarium, nos dias, no qual irão apresentar, entre outros assuntos para os empresários e população, as pautas da Suframa e os benefícios existentes na região, como a Área de Livre e Comércio, que aumenta as relações comerciais entre países, com a eliminação de tarifas e quotas na importação e exportação de bens e serviços.