Por EDUMAR JUNIOR


Primeira audiência foi em Pacaraima com representantes do município anfitrião, de Uiramutã e de Amajari.                                                                       Foto: Fernando Oliveira

Os municípios de Pacaraima, Amajari e Uiramutã foram os primeiros a receberem a comitiva do Governo de Roraima para a primeira audiência pública de elaboração do PPA (Plano Plurianual) 2020/2023. As discussões ocorreram nesta quinta-feira (18), no Ginásio do município de Pacaraima. Essa é a primeira vez na história de Roraima que o governador está visitando os municípios para ouvir a opinião da comunidade para o planejamento do Poder Executivo.

O PPA é uma lei proposta pelo Poder Executivo e apresentado ao Legislativo para aprovação. Nele Serão definidas as metas e o planejamento a médio  prazo das políticas públicas com metas a serem atingidas durante o quadriênio. As metas estabelecidas no PPA é a base para a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) e a LOA ( Lei Orçamentária Anual).

A comitiva contou com todas as pastas do Governo do Estado para ouvir as demandas da comunidade dos três municípios. Durante o evento as Secretarias do Estado apresentaram propostas e convidaram a população a participar de um diálogo para a elaboração do Plano.

Denarium explicou que essa é a oportunidade de as comunidades participarem ativamente do planejamento do orçamento do Estado.

“O nosso propósito de Governo é ouvir a população. Estamos aqui com todas as Secretarias do Estado para dialogar com a população da Região, que está colocando as demandas dos municípios”, disse o governador, ao destacar que a comitiva levará essa discussão para todas as regiões do Estado em bloco de três municípios.

“Nós estaremos em todos os municípios representados em blocos. Lá em Baliza, São Luis e Caroebe vai ser uma audiência Pública. Em Rorainópolis outra e assim nós vamos fazer em todas as regiões”, enfatizou.

O prefeito de Pacaraima Juliano Torquato parabenizou o governador Antonio Denarium por realizar a primeira audiência pública no Norte do Estado. Para ele, essa audiência identificou as demandas da região para que o Governo do Estado aplique os investimentos necessários, respeitando as peculiaridades de cada município.

A mesma opinião do morador de Pacaraima João Cleber. Para ele muitos dos problemas que o município enfrenta hoje foram por falta de planejamento das gestões anteriores.

“Falta de água, a constante falta de energia, a infraestrutura do município que está no limite por conta da imigração. Esse planejamento que está sendo feito hoje vem a somar para o nosso futuro para que os recursos que virão sejam melhor aplicados e com isso reduzam os impactos que estamos sofrendo por falta desse planejamento”, afirmou.

O prefeito de Uiramutã Manuel da Silva afirmou que são em eventos como esses que os municípios do Interior ganham voz para melhorar as condições da população.

“O nosso município tem características específicas, como qualquer um, mas em Uiramutã temos muitas comunidades indígenas, o problema de infraestrutura das estradas. Então aproximar a comunidade com o Poder Executivo é fundamental para o trabalho”, complementou.

FONTE: Portal do Governo de Roraima