O objetivo é ouvir as demandas de toda a população e fazer com que todos participem da gestão

Representantes de todas as secretarias participaram da audiência pública para discussão das demandas a apresentação de metas

Os municípios do interior de Roraima estão recebendo a comitiva do Governo do Estado para realizar audiência pública para elaboração do PPA (Plano Plurianual) 2020/2023. Nesta sexta-feira, 19, representantes dos municípios de Bonfim e Normandia se reuniram para apresentar as demandas e planejar metas. A audiência pública ocorreu no Fórum da Comarca de Bonfim.

Pacaraima, Amajari e Uiramutã foram os primeiros municípios que participaram das discussões nesta quinta-feira, 18. O governador Antonio Denarium afirmou que esse é um momento importante para o Governo e para a população.

“Estamos ouvindo a população e elaborando o PPA que vai definir as ações do Governo do Estado para os próximos quatro anos. Hoje é Bonfim e Normandia e nos reunimos com toda a equipe de secretários, prefeito, vereadores e a população para juntos definirmos os investimentos para os próximos quatro anos”, ressaltou.

O evento contou com a presença de titulares e representantes de todas as secretarias e instituições do Governo para que apresentasse as demandas e, juntos, traçassem metas a serem cumpridas a médio e longo prazos.

O secretário de Planejamento do Estado, Marcos Jorge, afirmou que a participação da população é importante para que o Governo possa ouvir as principais solicitações e, assim, já dar as respostas.

“É importante porque a população depois cobra serviços do Estado com eficiência, mas se não tivermos a cobertura legal, que é o PPA que dá suporte para o orçamento anual e para a Lei de Diretrizes Orçamentárias, nós não temos como prestar esse serviço”, explicou.

Jorge também destacou o trabalho de Denarium em fazer uma gestão participativa. “O que o governador tem feito é aproximar o Governo da população, para que possamos ouvir as principais demandas, os principais problemas. Estamos fazendo essas reuniões regionalizadas e, dessa forma, podemos já dar respostas para as indagações que nos chegam”, enfatizou.

O prefeito de Bonfim, Joner Chagas falou da importância de ouvir a população. “A gente mora aqui há muitos anos e pela primeira vez o Governo propõe isso para o povo Bonfinense, por que as pessoas do interior que conhecem suas necessidades diárias”, destacou.

A promotora de Justiça da Comarca de Bonfim, Renata Borici afirmou que a iniciativa é extremamente importante devido as particularidades de cada município. “Cada município tem suas peculiaridades e o governador, como um bom gestor, precisa ter essa possibilidade de ouvir a sociedade, para que ele possa de fato planejar de acordo com as reais necessidades de cada município”, argumentou.

Raimundo Nonato da Conceição, morador de Bonfim, está confiante de que com o novo modelo de gestão, o Estado vai se desenvolver. “Nunca aconteceu isso aqui no meu município. Eu acredito muito no desenvolvimento que o governador vai trazer junto com o prefeito e junto com a sociedade. As coisas podem não acontecer amanhã, mas daqui a dois ou três anos as coisas começam a mudar”, disse.