Audiência pública discutiu demandas de São Luiz, São João da Baliza e Caroebe
Por EDUMAR JUNIOR | Fotos: Raimundo Lima

 

A comitiva do Governo de Roraima está em São Luiz, no Sul do Estado, para mais uma etapa da elaboração do PPA (Plano Plurianual). A audiência Pública realizada na Comarca do município discutiu as demandas da população de São João da Baliza, Caroebe e São Luiz.

O PPA é uma Lei proposta pelo Poder Executivo e apresentado ao Legislativo para aprovação. Nele serão definidas as metas e o planejamento a médio prazo, com políticas públicas e metas a serem atingidas durante o triênio 2020-2023.  O PPA é a base para a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) e a LOA ( Lei Orçamentária Anual).

Representando o governador Antonio Denarium, o secretário-Chefe da Casa Civil, Disney Mesquita disse que essa é a grande oportunidade que o governo possui para traçar metas e objetivos para os próximos três anos, ouvindo a população. De acordo com ele, o que não estiver previsto no PPA, não pode ser feito pelo governador, nem pela Assembleia Legislativa. "Por isso é importante a participação da comunidade para a elaboração do Plano", enfatizou.

“Esse é um momento ímpar, fazer com que a população participe realmente do governo. E ouvir a população, saber das necessidades para implementar políticas públicas para que possamos atender toda a sociedade do Estado”, disse.

O prefeito de São Luiz, James Batista, afirmou que ter uma comitiva do Governo de Estado para discutir as demandas e apresentá-las nos projetos é fundamental para o desenvolvimento. Batista ressaltou que essa é a hora da população apresentar as propostas. “Falamos para as pessoas que atirar pedra é fácil, mas melhor que atirar pedras é vir participar da construção da nossa região, do nosso Estado”, enfatizou o prefeito.

O produtor rural do município de São Luiz, Antônio Saraiva, não desperdiçou a oportunidade de colaborar para o PPA. Ele chegou cedo e apresentou uma proposta. Para o agricultor, só ouvindo a comunidade é que o governo pode fazer uma gestão justa para todos. “Eu acredito que ouvindo a população, os desejos e as necessidades, a nossa região vai se tornar a melhor do Estado”, disse.

PIONEIRISMO- Essa é a primeira vez na história de Roraima que o Governo do Estado discute o PPA com a população dos municípios do Interior. Em São Luiz, estiveram presentes representantes das pastas da Saúde, Educação, Segurança Pública, Agricultura, Infraestrutura, Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).

A comitiva do governo já ouviu os municípios do Bonfim, Pacaraima, Normandia, Uiramutã, Amajari e, agora, São Luiz, Baliza e Caroebe. Nesta quarta-feira (24) será a vez do município de Rorainópolis. Durante as audiências, os representantes das pastas ouvem a comunidade e apresentam os projetos de governo.

VIA INTERNET - O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Marcos Jorge, lembrou que além das audiências nos municípios, a população terá a oportunidade de mandar as sugestões para a construção do PPA pelo portal da Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento) entre os dias 2 e 31 de agosto. Após esse prazo tudo o que foi apresentado será analisado para a formulação do PPA, como explicou Marcos Jorge.

“Depois desse momento, de ouvir a comunidade, vamos verificar tudo o que é possível cumprir nos próximos anos. Depois da proposta formada, o governador vai encaminhar ao poder Legislativo, que vai analisar”, complementou.