As audiências públicas para a elaboração do PPA (Plano Plurianual), documento que vai definir o orçamento do Estado nos próximos quatro anos, estão chegando ao fim.

Nesta terça-feira, dia 30 de julho, representantes dos municípios de Iracema, Mucajaí e Caracaraí se reuniram na Escolegis de Iracema para darem a contribuição ao planejamento. A última audiência pública vai acontecer em Boa Vista, nesta quarta-feira, 31.

O titular da Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento), Marcos Jorge, explicou que o Governo do Estado tem até o início de setembro para finalizar o documento.

“Os encontros já passaram por São Luiz do Anauá, São João da Baliza, Caroebe, Rorainópolis, Bonfim, Normandia, Pacaraima, Amajari e Uiramutã. Agora iremos reunir Boa Vista Cantá e Alto Alegre, consolidando as audiências públicas com os 15 municípios. Nós temos o prazo de envio até o mês de setembro do PPA para a Assembleia Legislativa. Tudo que estamos discutindo com a população será avaliado e debatido por nossos parlamentares”, explicou.

As audiências públicas são feitas para ouvir as demandas da população. “Nos reunimos com a sociedade civil e com os prefeitos de cada município para construção do nosso planejamento para os próximos quatro anos, para que tenhamos uma Leio Orçamentária Anual, a lei que estabelece os gastos e qual é perspectiva de receita que o Estado vai ter, para isso precisamos do PPA, que define os planejamentos dos próximos quatro anos e as diretrizes que são aprovadas a cada ano”, detalhou.

Esse tripé é o que possibilita investimentos prioritários no Estado. O que não estiver previsto nesses instrumentos legais, não pode ser executado pelo Governo. “O governador Antonio Denarium tem tomado a frente dessas reuniões, o que não se via há muito tempo em Roraima. Nós temos a possibilidade de fazer esse estreitamento com a população para que possamos fazer o planejamento do Estado que nós queremos nos próximos anos”, disse o titular da Seplan.