Projeto de revitalização do Distrito Industrial de Roraima será apresentado durante Feira da Indústria de Roraima de 26 a 28 de setembro
ASCOM/SEPLAN

Foto: Ascom/Seplan

Com a proposta de apresentar o projeto de revitalização do novo Distrito Industrial de Roraima e fomentar a atração de investimentos, o Governo do Estado, por meio do Dics (Departamento de Indústria, Comércio e Serviços) da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento), participa da 5ª edição da Feind 2019 (Feira da Indústria de Roraima).

O evento deve reunir 86 empresas expositoras nos três dias de atividade, que começa nesta quinta-feira, 26, a partir das 18h, no Roraima Garden Shopping, zona leste de Boa Vista. A programação segue até o sábado, 28. Conforme a diretora do Dics, Cida Lacerda, o Governo do Estado tem um grande compromisso em melhorar o ambiente de negócios para o setor industrial, que é tão importante para a economia roraimense.

“Nós teremos lá uma participação no intuito de mostrar para o segmento os investimentos que estão sendo feitos no Distrito, para fortalecer esse importante parque industrial aqui do nosso Estado. Apresentaremos aos nossos visitantes e expositores o projeto que resultará na modernização do Distrito Industrial Aquilino Mota Duarte”, explicou.

A diretora também afirmou que esta é uma nova etapa da indústria roraimense. “Nós agradecemos a oportunidade de ter esse trabalho apresentado na Feind, principalmente ao sistema Fier, que nos oportunizou um espaço para mostrar ao setor industrial toda a preocupação que o Governo do Estado tem para alavancar a área da indústria em Roraima”, evidenciou.

As empresas expositoras na feira integram 27 segmentos industriais, entre eles, do setor da construção civil, construção pesada, capotaria e fabricação de cortinas, tecnologia, confecções, alimentos, bebidas, grãos, gráfico, reparação de veículos, produtos químicos, ração animal, artesanato, artefatos de cimento, produtos cerâmicos, extração mineral, vidros, joias, serralheria, energia solar, mobiliário, laminação de madeira e outros.

Conforme a coordenadora técnica da Fier (Federação das Indústrias do Estado de Roraima), Karen Telles, este ano a Feind conta com uma variedade maior de produtos, sendo 35 novas empresas participando pela primeira vez do evento, com incorporação de novas tecnologias no processo produtivo.

Ainda de acordo com ela, o evento tem o objetivo de colocar em evidência as empresas que trabalham na construção, beneficiamento e desenvolvimento de tecnologias locais.


Para o secretário de Planejamento, Marcos Jorge de Lima, a feira será a oportunidade de mostrar ações do Governo para atração de investimentos e para o fortalecimento da rede empresarial, sobretudo as indústrias e os produtores que já estão acreditando e investindo no Estado de Roraima.

Também reforçou que será um momento de mostrar os projetos que o Estado está desenvolvendo para o setor, como por exemplo, a revitalização do Distrito Industrial, cujo projeto já foi lançado pelo governador Antonio Denarium.

”Projeto este que nós estamos fazendo também a captação de recursos, quer seja através de emenda parlamentar, como do senador Mecias de Jesus, que destinou R$ 10 milhões para o Distrito Industrial, quer seja através de recursos do Orçamento Geral da União, como através da Suframa, onde quando estive ainda à frente do Ministério da Indústria pude deixar a rubrica de R$ 8 milhões e meio a serem investidos aqui no Distrito Industrial, coincidindo inclusive com emenda parlamentar de bancada do nosso Estado”, complementou o secretário.
 

FEIND – A feira é uma realização da Fier, Sesi-RR (Serviço Social da Indústria) e Senai-RR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com patrocínio do Sebrae Roraima e Banco da Amazônia, e apoio institucional do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Governo do Estado de Roraima, Prefeitura de Boa Vista e shopping da zona Leste.
PROGRAMAÇÃO - A Fier também oferecerá orientações sobre associativismo sindical, comércio exterior e ações de inovação. O IEL irá coordenar as palestras e apresentar os destaques do BITERR (Programa Bolsas de Iniciação Tecnológica).
A feira oferecerá oficina de robótica, com programação e construção de robôs, oficina de jogos de leitura, oficina de experimentos de cores, massagem expressa, avaliação de bioimpedância, orientação nutricional e palestra do Cozinha Brasil, com degustação.

O evento também contará com as palestras: "Aprenda resolver problemas complexos de forma criativa"; "Linhas de Financiamento para os pequenos negócios"; "Rodada de Negócios"; "Ferramentas básicas do Instagram e Facebook"; "Gestão Financeira Eficiente"; "Criação de Conteúdos para seu Marketing nas redes sociais e Diálogos para o futuro: Como desenvolver profissionais de alta performance".

A expectativa é de que durante a Feind, as indústrias roraimenses possam interagir com o público, efetuar negócios imediatos e futuros, e fortalecer as suas marcas junto ao mercado, despertando interesse e orgulho do que é produzido aqui.