O Estado de Roraima tem apresentado uma trajetória positiva na geração de empregos formais. Um levantamento feito pela Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento) confirma o crescimento contínuo desde 2019. Os dados compilados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) demonstram uma recuperação em relação ao cenário de 2018, quando Roraima encerrou o ano com saldo negativo na criação de empregos com carteira assinada.
O estudo revela que, nos últimos cinco anos (janeiro de 2019 a outubro de 2023), o Estado gerou 23.239 novos empregos, somando uma elevação de 43,1% em relação ao total de trabalhadores, sendo nesse período, o Estado com o maior crescimento proporcional de empregos formais. O setor de Serviços se destaca como o segmento que mais criou empregos formais, gerando a metade do total de postos de trabalho criados no período. Ao todo, foram criadas 11.734 novas vagas. Em seguida, aparece o Comércio, com 31%, que soma 7.245 empregos.
Ações e políticas públicas do Governo de Roraima resultam em números positivos do Estado, que refletem na vida de muitos trabalhadores que conquistaram a tão esperada oportunidade de trabalho com a carteira assinada.